sábado, 28 de janeiro de 2012

10° ENPJ - NA CIRANDA DA VIDA, NOSSA MISSÃO É AMAR SEM MEDID




Aconteceu dos dias 08 à 15 de janeiro, em Maringá, Paraná, o 10° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Contando com a participação de mais de 600 jovens "PJoteiros" dos 4 cantos do Brasil, sendo 2 da diocese de Caçador. Jovens que enfrentaram até quatro dias de viagem e, mesmo assim trouxeram toda energia de seus corações inquietos, construtores de um novo mundo possível, da civilização do amor, reino de Deus. Trouxeram seus sonhos, alegrias e angustias, para que somadas as experiências das mais diferentes realidades, pudessem juntos, celebrar a caminhada na vivência dos lugares bíblicos.

Estes jovens, que assim como os pastores de Belém, deixaram seus afazeres, que assim como os reis magos vieram de longe, para ir ao encontro de Jesus. Partilhando suas vidas, nesses oito dias, atentos aos sinais dos tempos, seguindo a estrela até nossa "Belém", Maringá.

Estes jovens, dispostos a conhecer a realidade do outro, vivenciando a mística de Nazaré e Samaria, foram enviados em missão, ouvir as pessoas, sentir na pele a realidade do outro. E desse contato intenso e profundo com o ser humano, nasceu a coragem e ousadia, dita até por alguns rebeldia; que é o Espírito de Deus alimentando a chama da vida, que arde em cada coração.

Munidos dessa alegria do espírito, que o contato humano lhes proporcionou, a exemplo de Jesus, na mística de Betânia celebraram, em um passeio pela cidade de Maringá. Nunca se viu naquela cidade, jovens tão felizes sob a chuva.

Dom Pedro Casaldáliga nos pede, "é preciso lembrar os mártires da caminhada." Os jovens atendem seu pedido e com muita força ecoaram os brados em memória daqueles que tombaram, deram a vida, e do seu sangue inocente derramado, brotou vida nova na construção do reino. mais uma vez, inundados pelo espírito, motivados por aqueles que tombaram, ecoou retumbante o grito daqueles que na rebeldia fazem acontecer o projeto de Jesus.

De forma simbólica e de profunda mística, puseram seus nomes na cruz e a adoraram de coração contrito em oração.

Em comunidade, somando suas diferentes experiências, escreveram roteiros para encontros de grupo, propostas de retiros, de gincanas, compuseram canções, produziram mais de 120 subsídios.
E assim como Jesus, tomaram o caminho para suas "Jerusalens", sabendo que continuarão a ser, injustamente, criminalizados pelos poderes opressores. Sabendo que terão de carregar suas cruzes e derramar seu sangue pelo projeto de Jesus. Voltam felizes para suas "jerusalens", pois a força que os move é o amor, na ação do espírito Santo; sua luta é em prol da justiça, sustentada nos pilares da Fé e da esperança. Se espalharam pelo Brasil, sendo "sal da terra, luz do mundo." Na certeza de que, "Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim."
E é motivados por essa alegria irradiante, fruto do amor, que nós jovens, somos convidados e impelidos a fazer do mundo um lugar melhor!



klaiton M. Santos, Carlos A. Basilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário